COMENTÁRIOS







 " Parabéns a todos aqueles que estão a trabalhar para que, a tarefa a que se propuseram, se torne uma realidade. O sonho nasce... É com o dar as mãos, para unir esforços, que se realiza aquilo com que sonhamos. Em Paços de Vilharigues respeita-se a vida mas não se esquece que a partida para a "grande viagem" que todos, mais tarde ou mais cedo, teremos que encetar, deverá ter a dignidade que merece. Registei com apreço o facto de os contributos, para além dos financeiros, terem aparecido sob as mais diversas formas. Da mão de obra à oferta de bens todos quiseram dizer...presente. Quase me atrevo a dizer: "Felizes os que morrem quando tiveram a felicidade de viver numa comunidade assim" Parabéns!!! "
( José Batista - Lisboa )


Nota : Este comentário que foi deixado no mural da Freguesia no Facebook teve, também no mesmo local, os agradecimentos que a seguir indicamos:

" Ao amigo da Freguesia de Paços Vilharigues, sr. José Batista - Lisboa - os agradecimentos pelas palavras amáveis. Tomamos as suas palavras como sendo dirigidas a todos os amigos desta Freguesia sejam eles residentes cá ou a residir nas "quatro partidas do mundo ". Bem- haja !
Freguesia de Paços de Vilharigues "
07.01.2013



Agradeço ao meu amigo sr. José Luis Ferreira pela possibilidade que me deu em conhecer a vossa terra por meio deste blog. Uma feliz iniciativa, sim senhor, que assim leva Paços de Vilharigues ao conhecimento de tantos que, como eu, apenas conheciam a vossa terra "pelo mapa". Bem haja!

Jorge Miguel dos Reis Silva
Universidade da B. Interior
Covilhã 
26.10.2012
Porque tenho bastantes amigos na Freguesia e procuro estar atento a tudo o que se passa por lá, quero felicitar a Freguesia de Paços de Vilharigues na pessoa do seu Presidente pelo trabalho que vai desenvolvendo, muito dele executado por si próprio.
Num tempo em que egoísticamente cada um olha mais para si mesmo e para os seus próprios interesses do que para o “ bem comum “ é justo louvar quem se dedica desta forma aos outros, apesar de incompreensíveis e foleiras frases/piadas mais ou menos carnavalescas das quais tive conhecimento.
Foi-me garantido que sabiam a sua origem e que saíram de cabeças cheias de diarreica fruta e que traiçoeira e cobardemente fizeram circular.
Bom seria que mentecaptos desta natureza fossem capazes de dar a cara – e o corpo ao manifesto – e metessem, também eles, “ mãos à obra “ lado a lado com quem assim trabalha !
Parabens, Presidente da Junta de Freguesia !!! Continue !!!
11.03.2012
José S. da Torre
No início de Março, de visita a meus pais em Paços, tive a oportunidade de conhecer as várias obras que estão em curso na Freguesia.Quero partilhar aqui as observações que pude fazer.

1) - Fiquei agradavelmente surpreendido com o importante número de melhoramentos que estão a ser efectuados na Freguesia:
  • a) - Reabertura e limpeza de ruas e caminhos, alguns desde há vários anos intrasitàveis ou com condições de segurança insuficientes (como o Caminho do Sacramento e o Caminho do Frontinho);
  • b) - Melhoramentos dos caminhos rurais afim de facilitar a vida dos que trabalham as terras (Caminho das Lameiras);
  • c) - Alcatroamento de várias ruas (Caminho da Corredoura e Rua Nova), o que permite um acesso rápido e fácil aos moradores e aos que estão apenas de passagem;
  • d) - (Re)construção do Nicho que ilustra bem o interesse das pessoas da Freguesia pelo património cultural que lhes é próprio e querido;
  • e) - Recuperação e consolidação da Torre Medieval de Vilharigues, ex-libris da Freguesia;
  • f) -        Obras (as fundações, por enquanto) da Casa Mortuária.

2) - É muito interessante verificar o entusiamo e o empenho que os habitantes põem na recuperação e preservação do Património local.

3) - Relativamente às obras da Torre de Vilharigues, penso que ficará um belo conjunto com a Capela, uma vez as terminadas as obras. O trabalho está a ser feito, na minha opinião, com muito gosto e respeito pelo interesse histórico da construção. Pena são as antenas na capela (que não têm nada a fazer neste contexto), a cruz da Capela (que não se enquadra no estilo da mesma) e o lixo/entulho que algumas pessoas (pouco escrupulosas) vão pondo nos terrenos vizinhos !      Espero que, na sequência desta reabilitação da Torre, também as ruas de acesso possam ser reparadas com a tradicional calçada portuguesa.

4) - Muito gosto tive igualmente quando encontrei o Presidente do Executivo a cuidar das obras pessoalmente (quando o vi, estava ele a trabalhar de "pedreiro" para dar andamento, com as próprias mãos, às obras do Nicho). Penso que não é vulgar encontrar-se um Presidente duma Junta de Freguesia com este grau de implicação e espirito de Serviço ! Mesmo não sendo originário da Freguesia (estou, no entanto, muito ligado afectivamente a ela), quero agradecer aos que participam (activamente e / ou financeiramente) para que estes melhoramentes possam continuar a ser realizados e a avançar. Esta visita permitiu a que também eu fique entusiasmado pelas obras em curso e, oportunamente, darei instruções sobre a oferta que farei para a construção da Casa Mortuária.

Antonio Ferreira - França
13/03/2012
Agenda para Assembleia Municipal

24.06.2011


Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Senhores membros da Mesa, Senhor Presidente do Município de Vouzela, Senhores Vereadores, Senhores Deputados à Assembleia Municipal, Senhores Presidentes de Junta de Freguesia, Senhores jornalistas, Senhora professora Helena Curado, distintos alunas e alunos .... minhas senhoras e meus senhores....
Quero manifestar a minha satisfação, em nome da Freguesia, pela realização de Assembleias Municipais descentralizadas.... A Freguesia de Paços de Vilharigues fica muito honrada por receber, pela primeira vez, ainda que modestamente nas suas instalações, o órgão máximo do Município.



Quero aproveitar esta oportunidade para alertar os responsáveis pelo nosso Município para algumas das principais dificuldades e carências que a nossa Freguesia apresenta:

1 – A distância que nos separa da Sede do Concelho são cerca de 5 Km mas, sem bem que tenhamos bons acessos, como é exemplo o acesso para a A25 e a EM.333, temos neste troço alguns “ pontos negros “ que gostaríamos de ver solucionados... estou a referir-me concretamente ao cruzamento de entrada e saída da Povoação de Paços ( a Poente desta povoação ) que apesar de já ter havido várias tentativas para que fosse alterada, continuamos ser nada saber àcerca de estudos e/ou projectos de resolução deste perigo constante para quem entra ou sai desta povoação para o referido acesso à A25. No mesmo sentido gostaríamos de ver a Rua Principal de Paços alargada a partir deste entroncamento até às primeiras habitações pois não permite a passagem a mais de uma viatura.

2 – Já há algum tempo foi feito pedido para que fosse alterado o local de paragem de autocarro junto ao cruzamento para Ameixas e o acesso à A25 para evitar que a mais de uma dezena de crianças, adolescentes e jovens daquela povoação tenham que atravessar a via com todos os perigos que isso representa: bastava que fosse deslocada a referida paragem para a Rua Principal cruzamento com a Rua Vale dos Carvalhos já dentro da povoação de Ameixas... nada sabemos sobre o andamento a este pedido já feito.

3 – Com a abertura da Rua de Lamas e ligação com o acesso à A25 junto ao posto de abastecimento em Lamas...passou a Rua Principal na Touça a ter muito mais movimento e está precisada de ver reparados quer o piso quer as bermas... Para maior segurança das pessoas gostaríamos de ver esta via dotada de pelo menos um passeio em toda a sua extenção, assim como a Rua da Escola , pelo menos até à Escola.
Está por concluir a modernização da rede eléctrica na povoação de Paços... apesar de no resto da Freguesia já a energia ser transportada por cabo, nesta povoação ainda se mantêm os fios... para quando a conclusão?

4 – Somos uma Freguesia predominantemente agrícola, pois comércio e indústria são quase inexistentes mas temos potencialidades turísticas que, em nosso entender, podiam ser exploradas: com a reconstrução da Torre de Vilharigues cujas obras esperamos que não tardem a começar, é necessário que as ruas que ligam aquele monumento às principais vias de acesso sejam também reparadas, em especial a Rua de Santo Amaro desde a E.M. 333 até à Torre de Santo Amaro, caso contrário ficará uma bela obra , mas sem acessos condizentes e portanto a desencorajar os visitantes.

5 – Também no âmbito turístico esta Freguesia precisa de ver reparado o Estradão da Penoita já que até de tractor é difícil lá circular... quando poderia ser aproveitado para um “ circuito turístico “ se tivesse um bom piso que facilitasse a ligação às Freguesias de Cambra e Ventosa pela Serra ( Penoita ). Existe um local com características óptimas para um “ miradouro “ com uma lindíssima panorâmica e que o proprietário disponibiliza o espaço necessário...mas … sem reparação do Estradão nada feito.

6 – A Freguesia de Paços de Vilharigues deverá ser, talvez, a única Freguesia do Concelho que não tem cantoneiro permanente disponibilizado pelo município... este deveria ser simultaneamente condutor da viatura que transporta as crianças para a Escola e Infantário. Este serviço tem vindo a ser assegurado desde Julho do ano passado por elementos do Executivo... Para quando teremos direito pelo menos a um cantoneiro permanente???

7 – Por último e não menos importante é a falta de saneamento básico... só uma pequeníssima parte da Freguesia está dotada desta infraestrutura fundamental... para quando dotarmos toda a Freguesia deste serviço ???

Presentes na Assembleia Municipal de 24.06.2011 :


Professora - Helena Curado


Alunas : Daniela Mafalda
Marta Almeida


Alunos : Carlos Teixeira
João Costa
Tomás Rafael

Ex.mos Senhores

Autarcas da Freguesia de Paços de Vilharigues

Não sou dessa Freguesia mas sigo sempre com muito interesse as notícias do vosso " site ", porque estou ligado por laços afectivos de muita amizade a uma família aí residente e que visito com bastante assiduidade.
Não quis, por isso, deixar de aceitar o desafio que fizeram sobre o envio de comentários às opiniões sobre a " casa mortuária da Freguesia de Paços de Vilharigues "...
Em consequência ... aqui fica, à consideração de quem a ler, a minha opinião:

1 - Conheço a capela de S. Pedro em Ameixas e parece-me que fazer dela uma  " casa mortuária " é um absurdo já que, por tão pequena que é, não tem o mínimo de condições para o conforto das pessoas que vão ao " velório " ... e não tem instalações sanitárias que, nos dias de hoje, são uma " necessidade " imperiosa.

2 - A capela de Santo Amaro - que também conheço - essa, então ... pensar que pode ser usada como " casa mortuária " é ... além de absurdo, uma aberração ainda maior, pois além de estar fora do contexto residencial é um sítio muito agreste especialmente à noite e ... então de Inverno é ...de " fugir ". E sanitários ... também não existem !

3 - Quanto ao " salão " - penso que devem querer referir-se àquela construção a Nascente do cemitério e junto à Igreja - não conheço nem sei as condições que tem ou não tem e por isso dispenso-me de emitir opinião... mas deixo algumas perguntas :
          a ) Se tem condições para o fim que está em análise - " casa mortuária " - porque é que nunca foi usada para esse efeito nem proposta essa solução ?
          b ) Os responsáveis por essas instalações, tal como os responsáveis pelas capelas de São Pedro e Santo Amaro  ( Pároco e/ou Comissão Fabriqueira )...  nunca pensaram ou propuseram essa solução, porquê ? Porque não tem condições ou porque não foi para esse fim que essas instalações foram construídas ? E estão devolutas ou estão a ser usadas ? Se estão a ser usadas ...esse uso é compatível simultaneamente com " Casa mortuária " ?.

Estas opiniões e questões pretendem ser um contributo para uma análise e discussão saudável e construtiva.

20.06.2011
José S. da Torre
Segundo uma citação de Ghandi que diz  que a dignidade de um povo se vê pela forma como trata os seus animais, quero expressar  aqui a minha grande admiração por uma cidadã da vossa freguesia, falo da Clara Simões, um exemplo de dedicação e de amor por uma causa tão nobre. Numa altura em que faltam valores, está na hora de apoiarmos e de ajudarmos quem se dedica de corpo  e alma aos nossos grandes amigos, os Animais. Por isso deixo aqui um forte apelo aos senhores autarcas, que vangloriem o trabalho da Clara, pois esta presta um serviço importante na vossa freguesia, ajudando financeiramente esta heroína.
Continua Clarita e muita FORÇA!

Graça Saraiva
17/01/2011
Viseu, 12/1/2011

Os cidadãos dessa freguesia de Paços de Vilharigues têm tanta sorte de terem uma cidadã como a Clara, como eu tenho de a ter como colega.
Tudo o que tem sido comentado é a realidade desse exemplo de pessoa e mulher. Clara... não posso deixar de tambem, e aqui, te agradecer por seres assim.

Helena Pereira
12/01/2011
Gostava de comentar o vídeo da Clara Simões e como não tenho oportunidade no vosso site, aqui fica o email.

Tive a oportunidade de conhecer a Clara e alguns dos seus amiguinhos quando a ajudei a obter o apoio da Pedigree e também eu posso dizer que é uma pessoa extraordinária e um ser humano com um coração do tamanho do Mundo. É muito raro encontrar uma pessoa que goste de animais e que tenha a força para sacrificar alguns aspectos da sua vida em prol do bem estar dos seus animais.

Da Clara só tenho maravilhas a dizer e mesmo com o fim do apoio da Pedigree continuo a tentar ajudá-la a encontrar, por outras vias, alguém que lhe possa dar o apoio necessária em termos de alimentação.

No que depender de mim a história da Clara vai ser sempre mencionada como um exemplo de bondade.

Obrigada
Patricia Leal
11/01/2011
Ao ler os anteriores comentários à pessoa da Clarinha, não pude deixar também eu de tecer algumas considerações.
Sem esquecer que no artigo ora comentado aquela Ilustre cidadã dessa freguesia é elogiada pelo  meritório trabalho, carinho e amizade, que dedica aos melhores amigos do homem (que nem sempre é o seu melhor amigo!), não posso deixar de testemunhar que não é só com os animais que a Clarinha revela a grandeza de alma que aqui lhe é ressaltada. Na verdade, também no trato diário com as pessoas, no trabalho e fora dele, a Clara irradia essa bondade de alma destinada apenas aos Homens Nobres, sempre pronta a ajudar o seu semelhante, mesmo o que não conhece e sem nada esperar em troca. 
Assim, e para concluir, dou-me pois conta de que a freguesia de Paço de Vilharigues é terra de gente nobre, uns que já constam da História de Portugal, outros que nela ficarão e cujas estórias são lições de vida para todos nós.
À Clarinha aqui deixo, pois, a minha homenagem e um beijinho de grande estima e amizade.

SANDRA ELISABETE MILHEIRÃO ALCAIDE
17/01/2011
Tomei conhecimento da actividade da D. Clara Simões através de uma notícia na comunicação social. Confesso que me comoveu de tal forma que não descansei enquanto não fui a Paços de Vilharigues visitá-la. E o que vi foi uma prova de amor rara nos nossos dias: uma dedicação extrema aos cães que foram de uma ou outra forma, abandonados pelos seus donos.
Uma localidade que tem a felidade de ter uma concidadã como a D. Clara deve estar orgulhosa disso mesmo.
Sei que os tempos estão difíceis mas julgo que, a nível autárquico, poderia ser feito alguma coisa no sentido de tornar menos penosa a actividade desenvolvida pela D. Clara em prol dos animais.

Fausto Azul (Palmela)
19/12/2010
Clara Simões é o puro exemplo duma alma grandiosa.  Faz aquilo que deveria ser feito pela Câmara, e faz sozinha !
É incrível que uma pessoa assim, possa prescindir de tantas coisas a seu favor para se dedicar a criaturas d'outros que nem sequer sabem dos seus sacríficios. Ela diz que os cães lhe dão mais a ela do que ela lhes dá a eles,  só pessoas de elevada moral e com um coração enorme  podem fazer destas escolhas.
Que pena serem tão raras pessoas assim: que dão tudo em troca apenas de fidelidade,  gratidão  e.....muito amor.  
Quem cuida de cães que outros abandonaram e maltrataram só pode estar grandemente a contribuir para um mundo melhor.
Bem dizia Gandhi :  "Pela maneira como trata os seus animais se conhece  a evolução dum  país"

Espero que Vouzela saiba reconhecer os valores das suas gentes, porque só com gente de valor se pode evoluir.
Bem haja! Clara Simões!

" A bem do planeta e de todos os seres que nele moram"

gouveia marto
12/11/2010
Excelente pela iniciativa. Parabéns a quem zela pela sua terra. Nas notícias chamou-me a atenção a "CASA MORTUÁRIA", deviam publicar mais informação sobre o projecto e a previsão sobre a sa conclusão.
Sugiro que publiquem também as deliberações da Junta de Freguesia e da Camâra Minicipal de Vouzela, sempre que digam respeito a Paços de Vilharigues.
Parabéns e o meu louvor por este esforço.

Carlos
12/11/2010
Interessei-me pelas notícias e uma em particular, a da "CASA MORTUÁRIA", assim que puderem devem publicar mais informação sobte o andamento do projecto e a previsão para a sua conclusão. O meu apreço e louvor por esta iniciativa.
Carlos
12/11/2010

1 comentário:

  1. Agradeço ao meu amigo sr. José Luis Ferreira pela possibilidade que me deu em conhecer a vossa terra por meio deste blog. Uma feliz iniciativa, sim senhor, que assim leva Paços de Vilharigues ao conhecimento de tantos que, como eu, apenas conheciam a vossa terra "pelo mapa". Bem haja!

    Jorge Miguel dos Reis Silva
    Universidade da B. Interior
    Covilhã

    ResponderEliminar