sexta-feira, 24 de junho de 2011

PÁGINA INICIAL


EM VIRTUDE DA REORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO TERRITÓRIO DAS FREGUESIAS "PAÇOS DE VILHARIGUES" PASSA A FAZER PARTE DE UMA UNIÃO COM "VOUZELA".

A NOVA ENTIDADE ADMINISTRATIVA DO PODER AUTÁRQUICO PASSOU A DESIGNAR-SE POR:

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE VOUZELA E PAÇOS DE VILHARIGUES 

INFORMAMOS A TODOS OS NOSSOS ESTIMADOS VISITANTES DESTE BLOGUE, QUE O MESMO VAI FICAR INACTIVO A PARTIR DE DE HOJE

FOI FEITO UM NOVO BLOGUE QUE AGRADECEMOS QUEIRAM CONTINUAR A CONSULTAR COM AS VOSSAS VISITAS

uniaodasfreguesiasvouzelavilharigues.blogspot.com










Sejam bem vindos:


 

O Executivo da FREGUESIA DE PAÇOS DE VILHARIGUES, PRETENDE COM ESTA PÁGINA "PAÇOS DE VILHARIGUESNA INTERNET, COLOCAR AO DISPOR DOS RESIDENTES NA FREGUESIA, DE TODOS AQUELES QUE SENDO DE CÁ ORIUNDOS ESTÃO ESPALHADOS PELO PLANETA E AINDA DAQUELES QUE VISITAREM ESTE ESPAÇO, UM CONJUNTO DE INFORMAÇÕES QUE JULGAMOS SEREM ÚTEIS





PARA ENVIAREM QUAISQUER SUGESTÕES, SOLICITAMOS QUE UTILIZEM O SEGUINTE E-MAIL



FICAREMOS GRATOS A TODOS OS QUE QUEIRAM DIVULGAR ESTE BLOGUE.




6 comentários:

  1. ESRÁ EXCELENTE ESTE BLOGUE
    CONTINUEM

    ResponderEliminar
  2. Sou um curioso das coisas da nossa terra.
    Tenho acompanhado o V. Blogue e o carinho que têm tido na reabilitação e requalificação da V. Freguesia.
    Vi agora as fotos do estado em que se encontra o espaço do símbolo da V. terra.
    Levem essas fotos ao Presidente do V. Minicípio, ele que as mostre a quem está encarregue do pelouro da cultura.
    Certamente que as ruas da cidade estão em melhor estado que esse espaço. Certamente que os monumentos, pontes, casas, etc., estão melhor conservados do que essa torre histórica.
    Um Município não é só a cidade, é composto também pelas suas Freguesias. O Responsável do pelouro da cultura é responsável pela conservação (possivel) dos simbolos da região. Há organismos em PORTUGAL a quem se pode recorrer para ajudar na conservção de certos monumentos.
    Vocês não servem só para os votos nas eleições, as esmolas que recebem do poder local devem ser rigorosamente aplicadas. Mas também, além de deveres e obrigações, devem manter a dignidade de exigir o que além de Vosso e também cartaz do concelho seja preservado por quem tem essa responsabilidae. Preservar é também, limpar, alindar, afeitar etc.
    Um V. amigo

    ResponderEliminar
  3. No início de Março, de visita a meus pais em Paços, tive a oportunidade de conhecer as várias obras que estão em curso na Freguesia.Quero partilhar aqui as observações que pude fazer.1) Fiquei agradavelmente surpreendido com o importante número de melhoramentos que estão a ser efectuados na Freguesia :a. Reabertura e limpeza de ruas e caminhos, alguns desde há vários anos intrasitàveis ou com condições de segurança insuficientes (como o Caminho do Sacramento e o Caminho do Frontinho) ;b. Melhoramentos dos caminhos rurais afim de facilitar a vida dos que trabalham as terras (Caminho das Lameiras) ;c. Alcatroamento de várias ruas (Caminho da Corredoura e Rua Nova), o que permite um acesso rápido e fácil aos moradores e aos que estão apenas de passagem ;d. (Re)construção do Nicho que ilustra bem o interesse das pessoas da Freguesia pelo património cultural que lhes é próprio e querido ;e. Recuperação e consolidação da Torre Medieval de Vilharigues, ex-libris da Freguesia ;f. Obras (as fundações, por enquanto) da Casa Mortuária.2) É muito interessante verificar o entusiamo e o empenho que os habitantes põem na recuperação e preservação do Património local ;3) Relativamente às obras da Torre de Vilharigues, penso que ficará um belo conjunto com a Capela, uma vez as terminadas as obras. O trabalho está a ser feito, na minha opinião, com muito gosto e respeito pelo interesse histórico da construção. Pena são as antenas na capela (que não têm nada a fazer neste contexto), a cruz da Capela (que não se enquadra no estilo da mesma) e o lixo/entulho que algumas pessoas (pouco escrupulosas) vão pondo nos terrenos vizinhos ! Espero que, na sequência desta reabilitação da Torre, também as ruas de acesso possam ser reparadas com a tradicional calçada portuguesa.4) Muito gosto tive igualmente quando encontrei o Presidente do Executivo a cuidar das obras pessoalmente (quando o vi, estava ele a trabalhar de "pedreiro" para dar andamento, com as próprias mãos, às obras do Nicho). Penso que não é vulgar encontrar-se um Presidente duma Junta de Freguesia com este grau de implicação e espirito de Serviço ! Mesmo não sendo originário da Freguesia (estou, no entanto, muito ligado afectivamente a ela), quero agradecer aos que participam (activamente e / ou financeiramente) para que estes melhoramentes possam continuar a ser realizados e a avançar. Esta visita permitiu a que também eu fique entusiasmado pelas obras em curso e, oportunamente, darei instruções sobre a oferta que farei para a construção da Casa Mortuária. Antonio Ferreira - França

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ao Executivo da Vossa Junta de Freguesia pelo trabalho desenvolvido em prole das gentes da Vossa Aldeia.

    ResponderEliminar
  5. Ex.mos Senhores

    Na minha última estadia na Freguesia, onde passo alguns tempos com família amiga, tive conhecimento de alguns " falatórios "
    sobre questões relacionadas com elementos do Executivo da Freguesia . A saber :
    1 - Que o Presidente do Executivo, além do ordenado que recebe por ser membro da Freguesia, anda a trabalhar
    ao dia para a Freguesia donde recebe outro ordenado...
    2 - Que o Tesoureiro do Executivo, além do ordenado que recebe por ser membro da Freguesia, tem também outro ordenado
    por andar com a carrinha da Freguesia a transportar as crianças da Escola e do Infantário...

    Como entendo que isso não está correcto gostaria de saber se há alguma verdade nestes " falatórios ".

    Ponho esta questão publicamente porque acho que as coisas, que dizem respeito a todos nós, devem ser públicas.

    Lisboa 04.10.2012
    José S. da Torre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. José da Torre
      Ficamos agradecidos pelo email que enviou o qual publicámos na íntegra, acima.
      A verdade acima de tudo e por isso mesmo aqui fica a resposta ao seu pedido de esclarecimento que tornamos público, também, para que sirva de esclarecimento a outros interessados.
      1 - O Presidente do Executivo não tem qualquer vencimento pelo cargo que desempenha...
      Tem, sim, uma verba de 274,84 euros por mês para ajudas de custos das despesas com as deslocações. Na verdade o Presidente anda muitos dias a trabalhar para a Freguesia, até com máquinas suas, mas sem receber " um cêntimo ". É trabalho voluntário em favor da comunidade.
      2 - O Tesoureiro do Executivo não tem qualquer vencimento pelo cargo que desempenha ... Tem, sim, uma verba mensal de 219,84 euros para ajudas de custos com as suas deslocações. O trabalho que desempenha como motorista da carrinha de transporte de crianças da escola e infantário não é remunerado. É trabalho voluntário que tem vindo a desempenhar já há dois anos, pois a Câmara não tem possibilidade de colocar na Freguesia um cantoneiro/motorista que faça este trabalho e se não fosse esta disponibilidade do Tesoureiro quem eram prejudicados eram as crianças e os pais.

      Aqui fica a verdade que pode ser comprovada, se alguma dúvida ainda subsistir, nas contas da Freguesia que são públicas e estão ao dispor de quem quiser consultá-las.

      Ficamos ao dispor para mais esclarecimentos que achar necessário.

      04.10.2012
      José Luís Ferreira
      Secretário

      Eliminar